Primeiramente devemos entender o que é, de fato, Marketing Digital. É o conjunto de ações e atividades que uma marca realiza de forma online, seja por mídias sociais, e-mails ou até mesmo por telefone, com o objetivo de: criar relacionamentos e desenvolver a imagem da marca.
Para que todo esse processo seja feito de maneira efetiva, são necessários alguns pilares básicos que sustentam todas as estratégias e planos que serão desenvolvidos, são eles:
Marketing de Conteúdo
Que por sua vez é considerado por ser todo conteúdo feito para educar, informar ou até entreter um futuro cliente, tendo como objetivo tornar esses possíveis clientes, em primeiro momento, clientes verdadeiros que compram o seu produto ou adquirem o seu serviço e em segundo momento, clientes que respeitam a sua marca e tem ela como referência, sendo assim os defensores da marca.
E-mail Marketing
O nome é quase autoexplicativo, esses por sua vez são as mensagem de e-mail enviadas diretamente ao cliente, eles têm objetivos diversos que podem ser:
Enviar promoções;
Distribuir conteúdo;
Construir lealdade e confiança com a marca;
Realizar ações de Branding;
Além dos citados acima, o E-mail Marketing cria um relacionamento de proximidade com o cliente por ser uma mensagem personalizável onde você fala diretamente com o público alvo.
Redes sociais
Hoje em dia, o trabalho unificado das redes sociais é essencial, se você oferece produtos ou serviços e quer que seu negócio se expanda cada vez mais, pois é a forma de divulgar o seu trabalho com um custo bem abaixo se comparado com as mídias tradicionais, além do que o alcance será bem maior e também muito segmentado. Estar nas redes sociais corretas é o que faz a diferença, isso vai depender de onde o seu público está concentrado, após o estudo para encontrar onde seus clientes estão é hora de planejar conteúdo e alimentar as redes sociais com conteúdos relevantes.
CRO (Otimização de conversão)
Essa estratégia está relacionada ao conjunto de práticas que tem o objetivo de aumentar as conversões dentro de um site, otimizando o tráfego já existente, sem necessariamente focar em atrair mais tráfego. Para que essa estratégia seja efetiva é necessário que sejam feitos testes diversos, para que sem seguida seja feita uma mensuração dos resultados, obtidos os testes e a partir daí venham as mudanças necessárias para que a taxa de conversão aumente, fazendo com que o cliente crie uma percepção de valor sobre a marca e cada vez mais a página de conversão seja adequada e alinhada aos objetivos de vendas.
Marketing de Busca – SEM
É o Marketing dos mecanismos de busca (Google, Yahoo e Bing são exemplos de buscadores) esta técnica está diretamente relacionada, assim como o CRO, a otimização, nesse caso a otimização dos resultados de pesquisas feitas nos buscadores online. A estratégia tem forte ligação com Copyright que é o texto persuasivo, nesse caso, com foco nas palavras-chave, que estão relacionadas ao seu site e que deverão ser otimizadas para que sejam encontradas com mais facilidade.